Qual a diferença de ERP e CRM

Existem algumas soluções de software no mercado que oferecem serviços distintos para empresas. Alguns até possuem as funcionalidades completas, que possibilitam empresas utilizar mais de um tipo de software na contratação.

De qualquer maneira é importante entender a diferença entre cada tipo de sistema e o que ele oferece. Vamos iniciar explicando a diferença entre o ERP e o CRM.

O que é ERP

Fizemos um conteúdo específico explicando tudo sobre ERP no blog, você pode acessar clicando aqui. Para resumir, a sigla ERP significa Enterprise Resource Planning (ERP), que é o software de gestão para empresas. Ele é usado para garantir o controle financeiro, fiscal e contábil da organização.

O ERP integra informações sobre pagamento de despesas e recebimento de receitas, levando em conta o custo de tributo de cada uma das operações. Esse tipo de software serve como uma base para a gestão de uma companhia.

O que é CRM

O CRM, (Costumer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) é um sistema com foco em cuidar da base de clientes/consumidores de uma empresa.

O CRM normalmente é vendido como software (no modelo de licença ou no modelo de software as a service/cloud computing). O principal objetivo desse sistema é garantir que as informações comerciais da empresa estão protegidas e registradas. Ele também ajuda a identificar os melhores planos de ação e alternativas para aumentar as vendas, gerenciar metas e avaliar os vendedores.

Resumindo

O ERP auxilia no controle financeiro e gestão da empresa de uma forma completa. Ele garante que todos os processos da empresa estão sendo monitorados e que as informações estão asseguradas. Além disso ele ajuda a integrar e padronizar os processos internos.

Como comentamos, o ERP é uma ferramenta base de administração e controle da empresa. Ele fornece informações internas valiosas que podem auxiliar no desenvolvimento de planejamento, criação de metas e ações de melhoria interna de processos.

O CRM por sua vez, tem um foco muito mais comercial. Ele ajuda a ter maior controle dos acontecimentos com clientes e, por consequência, das vendas. Além disso, o CRM te ajuda a ter maior controle nas etapas do relacionamento com o cliente e sem dúvida integra a equipe de vendas no que diz respeito ao contato com cada cliente e suas demandas.

Qual é a melhor opção e quando?

Agora que você entendeu a diferença entre as duas ferramentas, deve estar se perguntando qual atende melhor as suas necessidades e quando implementar. A palavra para se ter em mente é profissionalismo. Ambas as ferramentas auxiliam a profissionalizar sua empresa em aspectos distintos.

O ERP te ajudará a ter maior controle dos processos como um todo e isso também tem impacto direto nas vendas. Isso por que ele te ajuda a ajustar, por exemplo, o estoque, produção e faturamento.

O CRM por sua vez te ajudará a tornar o processo de vendas mais eficiente e integrado. Tendo isso em mente, o ideal seria contratar um serviço que disponibilizasse os módulos integrados, ou que consiga integrar um dos sistemas que você já utiliza.

A integração permite maior sinergia entre as informações de vendas com as informações do processo da empresa. Isso auxiliará a criar um planejamento completo, além de permitir criar projeções de vendas e produção.

A melhor dica é avaliar o momento em que você vive em sua empresa, assim como sua estrutura interna. Sem dúvida os dois sistemas são importantes, mas dependendo de sua realidade você pode optar por contratar um deles primeiramente.

De qualquer maneira faça um orçamento com empresas que atendem seu segmento e entenda o que elas podem te entregar como serviço. Como comentamos, algumas empresas oferecem o sistema com as duas funcionalidades integradas. Vale conferir de perto e ficar atento ao que cada empresa entrega.

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