Como o ERP pode te ajudar com o planejamento de vendas

Que o ERP pode ajudar sua empresa por meio da automação e facilitação de gestão, assim como na promoção de uma melhor claridade na hora de tomadas de decisão. Mas sabia que ele também pode te ajudar no planejamento de vendas? Saiba mais nesse artigo!

A estratégia comercial é o coração do negócio em alguns ramos de atuação, portanto, ter uma estratégia bem pensada e estabelecida pode trazer resultados interessantes em sua empresa. Uma das grandes vantagens de trabalhar com um bom ERP é que ele apresenta informações internas de seu negócio de uma forma prática e inteligível.

Existem formas, inclusive, de cadastrar clientes, acompanhar os comportamentos, passos dados, respostas, e aumentar assim o conhecimento da carteira de clientes fixos, flutuantes e afins. Saiba mais como o ERP pode te ajudar no Planejamento de Vendas aqui nesse texto!

Controle de estoques ao seu alcance

O ERP, dentre suas inúmeras funcionalidades, tem a capacidade de realizar o controle de estoques de sua empresa, fazendo um acompanhamento em tempo real dos recursos que ainda estão disponíveis, vinculando também a comunicação com os fornecedores de itens que se veem em escassez, e auxiliando no planejamento de uso dos recursos.

Os dados apresentados pelo ERP permitem um melhor planejamento estratégico de sua empresa, analisando os itens que possuem maior saída, assim como outros que estão obtendo menos procura.

Integração dos departamentos

Departamentalização é necessário para aumentar a produtividade da empresa, separando grupos e funções de cada um dos colaboradores e áreas de trabalho. Porém também pode ser complexo manter o bom funcionamento entre as áreas sem ruídos e com um fluxo de trabalho adequado.

É aí que o ERP entra em ação, integrando todas as áreas da empresa, facilitando a troca de informações, possibilitando a submissão de dados por todos os colaboradores na teia de trabalho.

Visão sistêmica

“Holística” é uma palavra que qualifica bem a visão tida por meio de um ERP. Por ele, você é capaz de ter uma noção bem clara, desde o fluxo de caixa até os recursos indiretos como o inventário e o citado estoque. Sabendo assim, o seu funcionamento real e identificando oportunidades de crescimento e proteção a possíveis ameaças e prejuízos.

Todos esses elementos, somados às outras características que já abordamos aqui no blog, fazem do ERP uma ferramenta essencial no planejamento de vendas de sua empresa. O impacto positivo poderá vir de inúmeras formas, desde a automatização de alguns passos da administração e gestão, até aprimoramento na qualidade dos resultados tidos previamente.

A possibilidade de ocorrências de erros humanos na conta acaba caindo por terra pelo fato do software ficar responsável por cruzar os dados.

Resumindo

Investir em um ERP vale a pena principalmente pela visão holística da empresa e integração entre as áreas. Ele é capaz de ajudar na gestão de tempo, pessoas, recursos, vendas e afins. Sem sombra de dúvidas é o melhor caminho para aumentar as vendas de sua equipe, criando um ambiente ideal de relacionamento profissional entre seus colaboradores e você.

Quando for contratar um sistema, observe bem quais módulos ele compõe. Você pode ler nosso texto sobre módulos de ERP para ajudar nesse processo. Lembre-se que para um bom planejamento de vendas você precisará pelos menos dos módulos de estoque, financeiro e vendas.

Esperamos que o texto tenha ajudado!

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