Dicas práticas para manter controle de estoque

Na área de metalurgia o controle de estoque por lotes é a única forma correta de manter a rastreabilidade e saber a quantidade efetiva de um determinado material.

Isso acontece pelo fato de que cada produto possui características próprias, como o acabamento, estrutura molecular, dureza, composição química e outros aspectos.

Cada uma dessas características formam o DNA de um determinado lote. Por isso, as empresas precisam desenvolver processos internos capazes de gerenciar essas informações.

Nesse artigo daremos algumas dicas práticas que vão te ajudar a manter o controle de estoque, para que a sua empresa esteja sempre movimentando mercadorias e gerando receita.

1. Contabilização do inventário

O primeiro passo para realizar o controle de estoque de forma eficiente é fazendo a contabilização. Esse é um requisito mínimo para garantir a organização dos processos.

Por isso mesmo, vale a pena contabilizar todos os produtos que já estejam disponíveis no estoque. Dessa forma você será capaz de identificar o volume de mercadoria e o seu valor.

Depois de contabilizar, compare os relatórios de compra e venda, para identificar qual é a vazão do seu estoque.

A partir desses dados é possível estabelecer qual o volume ideal para novas aquisições, de modo a não sobrecarregar, nem deixar o estoque sem mercadoria.

2. Controles periódicos

Um dos elementos que definem o sucesso do controle de estoque é a frequência. Não existe um período para realização do controle padronizado para todas as empresas, devendo a frequência ser estabelecida de acordo com a realidade do seu negócio.

A dica é implementar um modelo de controle rotativo, baseado em ciclos de verificação diferentes para cada um dos produtos do estoque. Isso porque a entrada e saída não é a mesma para todos os produtos da sua empresa.

Com o controle rotativo fica muito mais fácil acompanhar o estoque de perto, verificando a conformidade do estoque relatado com o estoque físico da empresa.

Além disso, o controle periódico é capaz de evitar erros internos, além de permitir correções rápidas, caso falhas sejam verificadas.

3. Planejamento de compras

O controle de estoque só funciona quando existe, de forma paralela, o planejamento de compras. Afinal de contas, o estoque possui como característica principal a dinamicidade. Mercadorias devem entrar e sair, em um fluxo controlado e esperado.

Logo, as compras não devem levar em consideração apenas o volume de mercadoria disponível no estoque. Existem diversos outros fatores que podem influenciar no planejamento de compras.

Entre esses fatores está o histórico de compra e venda, que pode indicar menor ou maior saída de mercadoria para determinado período. Esse fluxo irregular também pode ser influenciado pela sazonalidade, caso aplicável ao seu produto.

Na prática, o planejamento de vendas deve considerar todos os detalhes possíveis. A saída de um grande volume em um mês nem sempre significa que a saída será a mesma no mês seguinte.

Planejar as compras evita investimentos superiores ao necessário, além de garantir que o estoque sempre conte com a quantidade de mercadoria ideal para suprir as necessidades da empresa.

4. Negociação com fornecedores

Na hora de fechar uma parceria com um fornecedor, verifique se ele é comprometido com os prazos estabelecidos.

Além disso, prefira sempre fornecedores flexíveis e ágeis, tendo em vista que a demanda pode aumentar e você precisará ser atendido com prontidão.

Fornecedores rígidos em seus prazos e período de entrega podem comprometer o seu controle de estoque, gerando até mesmo a falta de mercadoria disponível.

5. Queima de estoque

A queima de estoque é uma medida emergencial, que deve ser tomada sempre que o volume de mercadoria disponível no estoque for consideravelmente superior ao ideal.

Ficar com a mercadoria parara no estoque não é nada lucrativo. Nesse sentido, a dica é realizar uma liquidação, para vender tudo de forma rápida, ainda que com margem de lucro reduzida.

Essas são as principais dicas práticas para realizar o controle de estoque. Para que o processo seja muito mais eficiente, rápido e seguro, utilize um software para controlar o estoque da sua empresa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *