Ticket Médio: entenda a importância de calcular esse indicador

Métricas, planejamento e projeções andam lado a lado com os empreendedores de sucesso. Uma das métricas mais importantes é o ticket médio, que dentre as diversas outras métricas e suas funções específicas, tem uma responsabilidade e relevância única. Leia esse texto e saiba mais sobre ela.

O Ticket médio é o valor médio que cada cliente gasta em seu negócio num período determinado, quer seja seu empreendimento físico ou virtual. Por meio da métrica do ticket médio, você pode ver a variação mensal, saber que períodos lhe trouxeram mais benefícios, quais mudanças surtiram efeitos e afins.

Saber qual seu ticket médio é interessante até para avaliar quais produtos ou serviços geram mais renda, os que podem sofrer aumento de preço, assim como te dar uma maior certeza na tomada de decisões estratégicas. Conhecimento é poder, e é sempre bom ter poder e controle sobre sua empresa, certo?

MAS E COMO CALCULAR O TICKET MÉDIO?

Acredite: é bem fácil! O que não abre portas para você deixar de fazê-lo por dificuldade. Primeiro você precisa escolher o período que será avaliado, depois, somará todas as vendas feitas nesse período e dividir o total de vendas pelo total de clientes que efetuaram as compras. Simples né?

É como se uma loja de chocolates tivesse receita de 3 mil reais em 15 dias, esses 3 mil reais foram deixados por 100 clientes. O ticket médio dessa loja é de 30 reais! Compreendeu os cálculos?

Ao encontrar seu ticket médio, você estará apto a brincar com ele, procurando aumenta-lo ao máximo. Aqui abaixo vamos deixar algumas formas através das quais você pode aumenta-lo:

  • Aumente seu portfólio de produto e veja se há melhoras nas vendas;
  • Aumente o preço de alguns produtos após uma análise minuciosa como “qual o valor que esse produto tem para o cliente”, “qual o valor da concorrência” entre outros. Isso analisado, em comunhão com um acompanhamento do ticket médio, é capaz de te fazer mais seguro de suas decisões;
  • Oferecimento de descontos ou créditos para uma próxima compra, possibilitando e estimulando o retorno do cliente;
  • Dê descontos acima de X valor consumido. Lembra da história da loja de chocolates? Se o ticket médio é de 30 reais, uma boa medida pode ser colocar desconto de 10% para compras acima de 50 reais, aumentando o ticket médio em quase 50%.

É por essas e outras que o ticket médio é extremamente importante para o planejamento de futuras vendas, aprimoramentos, reformas ou realocação de capital humano.

Se você tem dúvidas sobre outras métricas que podem ser usadas no acompanhamento e aprimoramento de sua empresa, ou mesmo se é apenas um interessado na temática, não deixe de acompanhar nosso blog. Estamos sempre postando dicas e explicações sobre administração de empresas e suas filiações.

Tem alguma contribuição a fazer? Deixe seu comentário abaixo e ficaremos muito contentes em ler, assim como nossos outros leitores!

No mais, agradecemos sua leitura! Um abraço e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *