Comissão De Vendas: Dicas de como calcular e como o ERP pode te ajudar

Estabelecer um esquema de comissão de vendas é uma ótima estratégia de negócio, tanto para estimular ajudar a estimular sua equipe como para conseguir estabelecer objetivos e metas. Certamente você já aplica ou tentou aplicar algum formato de comissão em sua organização.

Apesar de parecer uma ótima solução para o estímulo, pode representar alguma confusão para o seu departamento financeiro se esse processo não for muito bem planejado.

Com isso em mente separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

INSTALANDO UM ESQUEMA DE COMISSÃO DE VENDAS

Estabelecer um equilíbrio entre a porcentagem de comissão e o lucro necessário para manter uma empresa rentável não é lá algo tão simples. Mas vamos começar pelo básico:

  1. Defina a sazonalidade do benefício

O primeiro passo para estabelecer o sistema é saber qual a frequência que o valor será repassado para os funcionários, mas até aqui tem alguns truques.

Existem empresas que optam por ser quinzenalmente, mensalmente ou até trimestralmente. Qual desses casos você acredita ser melhor?

Para fazer essa escolha analise bem seu modelo de negócio e a sazonalidade de suas vendas. Vale avaliar também o perfil de clientes que cada equipe ou vendedor está destinado a atender.

  • Modalidade de comissão

Desde os primórdios o valor da comissão de vendas era baseado no percentual sobre o contrato fechado (ou sobre cada produto vendido). Mas além disso, também é possível estabelecer uma espécie de multiplicador em função da meta.

No primeiro caso leva-se em consideração todas as vendas realizadas pelo funcionário, manter toda essa contabilidade é um pouco difícil, mas apresentaremos um facilitador nos próximos tópicos.

Quanto a meta, pode-se levar em consideração a venta total da equipe: se 100% da meta for alcançada o salário fixo é multiplicado por uma função; se for 120% da meta, ou seja, passar do estabelecido, a função será maior e assim por diante.

  • Estabeleça metas claras e divulgue

É importante estabelecer uma meta ousada o suficiente para trazer significar um desafio, mas preste atenção para que ela não seja inalcançável. Essa segunda opção pode causar um efeito reverso em sua equipe, ao invés de motivar estará desmotivando todos.

Depois disso, divulgue para a sua equipe de vendas a decisão e deixe muito claro como é calculada a comissão, evitando possíveis confusões.

Agora, como lidar com o problema de saber quanto cada funcionário vendeu? Bem, temos a solução para isso também.

O ERP E A CAPTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DA EQUIPE DE VENDAS

Um ERP (ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) é um software responsável por gerenciar praticamente todas as informações da empresa desde o estoque, até o ponto de venda. Sem contar que ele consegue te oferecer um histórico de dados que podem te ajudar muito.

Por isso, ele te ajudará a identificar os dados de vendas de cada vendedor e em muitos casos até calcular automaticamente as comissões dentro dos padrões que foram criados por você. Isso te deixará muito mais tranquilo na hora de calcular a comissão dos funcionários, independente da modalidade.

Contar com um ERP trará inúmeras vantagens para a sua empresa, não importa qual departamento, todos ganharão muito mais agilidade e confiabilidade!

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