Todo empreendedor se preocupa constantemente em como fazer sua empresa prosperar e crescer. Sem dúvida essas duas questões martelam dia e noite na mente de quem tem uma empresa.
A questão principal nesse caso é que como empreendedores precisamos de informações concretas para basearmos nossas decisões de negócios. E é justamente com isso em mente que o ERP pode ajudar.
O crescimento de uma empresa pode estar diretamente ligado a capacidade que ela tem de captar e controlar informações de processos internos e estruturar estratégias. Sem dúvida, um bom sistema de gestão empresarial pode ajudar a captar as informações internas.
A automatização das práticas de negócio, no que diz respeito a produção e operação da uma empresa, contribui para a otimização do seu processo empresarial. Tendo o controle fica mais fácil ter indicadores para estruturar estratégias de crescimento e entender onde a empresa precisa focar esforços.
Separamos alguns pontos para ter em mente quando estiver decidindo investir em um Sistema de Gestão ERP para sua companhia. Esses fatores são importantes para se manter atento, também quando estiver selecionando uma empresa fornecedora desse tipo de software.
O ERP ajuda com corte de custos inteligente
Cortar o cafezinho pode parecer uma estratégia para cortar os custos internos, mas pode ser o caminho errado no médio e longo prazo. Quando chega o momento de corte de custos podemos nos ver economizando em fatores que são emergenciais, mas que no médio e longo prazo farão pouco efeito para organização.
O ERP ajuda a reunir informações precisas de seu processo de produção como um todo. Ele pode te ajudar a coletar os dados e entender gargalos no processo que podem ser evitados no que diz respeito a custos.
Além disso, sua empresa poupará custos, pois grande parte das tarefas é controlada por papeis e burocracia. O ERP permite com que todas as etapas sejam controladas dentro do próprio sistema. Isso significa, economia de tempo gasto dos funcionários e de materiais de escritório. O ERP ajudará a agilizar o processo de gestão, fechamentos de vendas, controle de estoque, relatórios, agendamentos, controle de inadimplência, entre outros. Otimizando tempo, pessoas e recursos.
Ele contribuirá para a redução de falhas
Com a implementação de um Sistema e Gestão ERP os fluxos dos processos de uma empresa ficam mais visíveis. Além disso, é possível consultar o histórico de ocorrências registrados, facilitando a visualização de gargalos no processo.
Um bom exemplo é a redução de erros relacionados ao estoque. Um Sistema de Gestão ERP, te ajuda a ter maior controle de estoque conseguindo administrar quantidades mínimas de produto, considerando a demanda. Ou seja, você conseguirá elaborar um planejamento mais preciso, com um fluxo de estoque mais eficiente.
Um Sistema de Gestão ERP ajudará a aumentar a produtividade
Sem dúvida o controle das informações de processos contribuirá para o aumento da produtividade. Um Sistema ERP agiliza e organiza informações, favorecendo o acesso aos dados e indicadores mais importantes para tomada de decisões. Isso significa maior fluidez ao trabalho diário.
Além disso, facilita o processo de feedbacks rápidos e ajustes em relação a procedimentos da empresa.
O ERP te ajudará a ter Gestão integrada de sua companhia, facilitando a estruturação de estratégias e planejamento
Um Sistema de Gestão ERP permite a integração de diversos departamentos e até filiais que sua empresa pode ter. Isso proporciona uma visão global dos resultados e andamento de cada unidade. Além disso, você pode enxergar com maior facilidade o impacto de cada setor ou unidade no todo.
Ou seja o sistema de gestão contribui para você compreender a saúde de sua empresa como um todo. Por isso, ele também te ajudará a tomar decisões sobre o crescimento de sua empresa e principalmente onde focar recursos para que isso aconteça.
Se ainda tem dúvidas, deixe um comentário aqui!