Como um Sistema de Gestão pode te ajudar na Formação de Preços

A formação de preços é um desafio para qualquer empreendedor, independentemente do tamanho do seu negócio. O cálculo para não estar com um valor muito acima do mercado e ainda ter uma margem de lucro interessante pode ser desafiador. Além disso, sem dúvida esse é um ponto crucial para o modelo de negócio das empresas.

Dentro desse cenário muitas vezes é necessário estruturar uma margem de desconto para negociação com os clientes. Sem contar ter que pensar na comissão dos vendedores. O que muitas empresas não sabem, é que adotar um sistema de gestão pode ajudar muito nesse processo.

Qual estratégia devo utilizar?

Existem algumas estratégias que podem te auxiliar na formação de preços. Uma delas olhar para a margem de contribuição, estabelecendo os preços a partir de quanto a empresa deseja lucrar em cada produto. Essa abordagem te permite pensar em cada produto/ serviço individualmente e depois pensar no que a soma do todo pode te oferecer.

Outra opção é se basear nos custos de cada produto e serviço, a partir daí estabelecer sua margem de lucro. Essa estratégia pode ajudar a estabelecer um preço mínimo para seu produto/serviço, uma vez que você consegue entender exatamente quais são os custos envolvidos. 

Um ponto que não pode faltar é pesquisar os preços praticados pela concorrência. Isso te ajudará a não se distanciar muito do valor praticado pelo mercado. Ou mesmo se definir uma prática de preços distante do mercado, seja claro em mostrar para o mercado os seus diferenciais.

Ainda existe a opção de estruturar uma combinação dessas estratégias. Para te ajudar na tarefa de calcular o preço usando qualquer estratégia um software de gestão pode ser um grande aliado. 

Como um Sistema de Gestão ERP pode te ajudar

O Sistema de Gestão ou ERP pode te ajudar a manter as informações da sua empresa atualizadas para serem utilizadas como base dos cálculos das estratégias escolhidas. Informações incertas podem afetar diretamente (inclusive de forma definitiva) o potencial financeiro do seu negócio.

O ERP pode te ajudar a evitar erros e possíveis riscos. Além disso, o Sistema de gestão pode te disponibilizar informações concretas e te ajudar a acompanhar todos os processos da sua empresa. Ou seja, ele contribui com informações precisas para te ajudar a tomar decisões mais assertivas e uma formação de preços alinhada com a realidade da sua empresa.

Outro ponto chave do ERP é que ele consegue cruzar os dados das informações dos processos com os dados de vendas, permitindo a criação de relatórios robustos com os dados de sua empresa. Dessa maneira fica mais fácil gerar projeções e criar estratégias.

Além disso, muitos fornecem atualizações em tempo real. Isso permite com que você consiga atualizar sua equipe de vendas com relação a precificação e margens com facilidade.

Resumindo

Agilidade é a palavra que resume a contribuição de um Sistema de gestão ERP para a formação de preços. O ERP te permite ter informações precisas do andamento de sua empresa como um todo.

Por meio do software de gestão, você poderá realizar um controle de entregas, pedidos e vendas. Isso diminui as possibilidades de haver produção equivocada ou entregas realizadas em datas diferentes, o que ocasiona aumento de gastos. Com o aumento da agilidade, vem a redução de custos.

Consequentemente você conseguirá melhorar sua produtividade. O que também pode te ajudar a ter uma margem interessante de lucro. Se você ainda não tem um Sistema de Gestão, confira de perto o funcionamento das empresas que decidir contratar. É importante entender o que cada empresa oferece e quais soluções fazem mais sentido para você.

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