Já ouviu falar em Gestão decentralizada? Há alguns anos esse tema está em pauta e sem dúvida traz questionamentos quanto à gestão de empresas e pessoas. Ele também nos ajuda a pensar em inovação e como a relação das pessoas com o trabalho vem mudando ao longo do tempo.
Com isso em mente dedicamos esse texto a explicar a diferença entre gestão descentralizada e centralizada. Apontamos também pontos positivos e negativos de ambas.
Gestão Centralizada
Uma gestão centralizada normalmente é caracterizada por tomadas de decisões focadas no topo da pirâmide organizacional. Isso significa que apenas gerentes e diretores juntos tem autoridade para tomar decisões organizacionais. Esse tipo de gestão é por vezes chamado de “comando e controle”, isso porque espera-se sempre o comando de um gestor para ação internamente.
As vantagens para esse tipo de gestão pode ser o maior controle, uniformidade nos procedimentos e decisões, facilidade no controle e avaliação.
As desvantagens desse tipo de gestão pode ser: decisões tomadas longe da área e da realidade do dia a dia do problema, demora na tomada de decisões, alta dependência da cúpula, menor competição e exercício da criatividade entre as unidades, medo do erro e ineficiência no uso dos recursos.
Gestão Decentralizada
Na gestão Descentralizada as equipes têm autonomia para tomarem decisões. Isso significa que os funcionários podem tomar decisões e agir sem necessariamente cumprir ordens ou conferirem tudo com seus gestores. Ou seja, as decisões são tomadas na área em que a demanda ocorre.
As principais vantagens são: maior autonomia para os gerentes e funcionários, agilidade na tomada de decisão, criatividade na solução do problema, competição positiva entre as unidades, menor dependência da diretoria, melhor utilização dos recursos, motivação e retenção de talentos, utilização de conhecimentos específicos, maior assertividade junto aos clientes dada a proximidade.
Quando a descentralização não é bem gerenciada pode significar: falta de uniformidade nas decisões, tendência ao desperdício e à duplicação, comunicação menos eficiente, dificuldade de avaliação e de responsabilização, falta de coordenação, competição negativa.
Resumindo
Na prática a transferência de um sistema de gestão centralizada para um descentralizado pode ser desafiador. Principalmente porque envolve mudança de cultura, aplicação de novas regras e principalmente mudanças de atitudes.
Na gestão decentralizada o gestor assume o papel de líder. Ele deixa de ser o papel de chefe que determina atividades e passa a ter o papel de líder. Como líder deve motivar as pessoas a tomarem atitudes e ações. Ou seja, ele incentiva a autonomia e foca no resultado final sem ter que controlar cada etapa do processo.
A Descentralização também espera uma postura ativa dos colaboradores. Isso significa que é necessário trabalhar para gerar uma comunicação direta, objetiva e assertiva entre colaboradores e gestores.
No geral pode-se dizer que com um sistema de gestão decentralizadas os gestores devem assumir um papel mais direto no desenvolvimento de seus colaboradores e na entrega de metas, sem o controle de cada etapa. E por sua vez o colaborador deve buscar assumir controle de seu desenvolvimento e buscar maneiras mais eficientes de fazer seu trabalho.
Isso significa que os colaboradores também terão autonomia e acesso para propor novos negócios ou inovações. Essa mudança de comportamento da gestão e dos funcionários pode trazer novas oportunidades para empresa.
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