Principais indicadores que podem te ajudar com o planejamento anual de sua empresa

Um bom ano começa sempre com um belo planejamento estratégico, e traçar as metas do ano inteiro para a sua empresa pode envolver o uso de várias métricas. Saiba como fazer o planejamento anual de sua empresa da forma correta e goze de todos os benefícios de uma visão clara e bem fundamentada!

Planejar um mês para uma empresa já pode ser um desafio, imagina só um ano inteiro! O objetivo do planejamento empresarial é sempre o mesmo: focar a energia e a gestão para a direção desejada, sem se perder em possíveis distrações.

O QUE É UM PLANO DE AÇÃO

Documento que é utilizado para mostrar a quantidade de trabalho, investimento e tempo necessários para se atingir uma meta específica, é como uma planta baixa de uma casa. Tudo o que pode acontecer num ano deve estar no seu Plano de Ação, tal qual as medidas que devem ser tomadas diante dos acontecimentos.

FAÇA SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO De uma forma efetiva

A seguir, confira os 3 principais meios de se traçar seu planejamento anual:

  • ANÁLISE DE SWOT: Indicada para empresas de todos os portes, é extremamente útil para a análise de pontos fortes, pontos fracos e oportunidades. A análise também é capaz de mostrar as ameaças ao negócio. Através da análise de Swot, você empreendedor pode optar por criar mecanismos de exclusão das fraquezas, afastamento de ameaças e outros;
  • MVV: Sigla que corresponde à Missão, Valores e Visão, é um recurso poderoso nas mãos dos empreendedores que procuram planejar o futuro de seus negócios. Geralmente voltada à motivação da equipe e da demonstração de resultados possíveis, o uso do MVV no traçar de metas é essencial para orgulhar colaboradores e traçar algumas metas mais generalistas;
  • OBJETIVOS SMART: Essa é uma ferramenta que pode te ajudar um objetivo geral para sua empresa e objetivos específicos para cada área. Essa ferramenta ajuda a definir o objetivo especifico que representa o S. Você deve definir como mensurar esse objetivo representado como o M. O “A” significa alcançável, nele você deve descrever o plano de ação e estratégias que usará. A letra “R” significa relevante, ou seja qual a ligação dessas ações com o objetivo central. O “T” é o tempo, nele você deve definir em quanto tempo você deseja alcançar esse objetivo;
  • KPIs: Fornecendo uma série de informações sobre a empresa, quer sejam os indicadores de produtividade, de qualidade, capacidade ou lucratividade, os KPIs são responsáveis por fazer de alguns dados abstratos como fluxo de caixa e número de colaboradores, informações indispensáveis para o planejamento de anos porvir.

Caso você possua um referencial anterior ao corrente ano, suas métricas conseguem ser ainda mais exatas, já que você pode ver quanto sua empresa cresceu no intervalo de 365 dias, facilitando ainda mais o planejamento dos próximos 12 meses.

Para situações onde você não possua as informações necessárias para conseguir os indicadores acima listados, tenha em mente que uma organização em planilhas ou em gráficos semanais e mensais é capaz de prover uma visão clara de seu negócio, quer seja no presente ou no futuro. Esse é o momento de começar a documentar as métricas de seu negócio!

EXECUTE E MONITORE SEU PLANO CONSTANTEMENTE!

Após analisar seus indicadores e fazer seu planejamento, é hora de colocar tudo em prática com seu Plano de Atividades e monitorar o andamento de tudo. Lembre-se de que vivemos num mundo de muitas mudanças, provavelmente você vai ter que adaptar alguma coisa do seu planejamento durante o ano.

Fique atento aos indicadores e o andamento de planejamento, acompanhe as métricas e o fluxo de clientes sempre que possível. Em nosso blog temos alguns textos a respeito de indicadores específicos, como os KPIs que falamos mais acima.

Se for de seu interesse, dá uma conferida em nossos outros textos! Te esperamos aqui para nosso próximo post!

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