Decidimos iniciar o blog com uma pergunta básica que a maioria de nossos clientes se questionam: O que é ERP e como ele pode ajudar minha empresa?
A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial em português. Isso significa que um software de ERP contribui com informações para gestão empresarial, ou seja apoia empresas no controle total de suas informações. Faz isso integrando e gerenciando dados, recursos e processos para que as companhias tenham maior poder de tomada de decisão e sucesso nos negócios.
Como Surgiu?
Os primeiros sistemas surgiram na década de 50, mas a estrutura robusta que conhecemos foi desenvolvida mesmo a partir da década de 90. Nesse momento a necessidade de melhor controle de gestão e principalmente planejamento se tornaram primordiais para grandes empresas.
No decorrer dos anos 90 e devido a entrada dos anos 2000 a expansão da utilização de sistemas de gestão foi muito rápida. Com o passar dos anos os softwares foram se adaptando à necessidade das empresas que por sua vez sentiram a necessidade de maior controle de seus processos.
Como Funciona?
A característica central de todos os sistemas ERP é um banco de dados compartilhado que suporta várias funções usadas por diferentes unidades de negócios. Na prática, isso significa que funcionários em diferentes setores da empresa – por exemplo, contabilidade e vendas – podem confiar na mesma informação para suas necessidades específicas.
O software ERP também oferece relatórios e automação sincronizados. O que significa que acaba com a necessidade de manter bancos de dados e planilhas separadas que devem ser combinados manualmente para gerar relatórios. Algumas soluções ERP permitem que equipes extraiam relatórios específicos e algumas vezes personalizados de um sistema.
Por exemplo, imaginando a integração de áreas em determinada empresa um sistema de ERP permite com que ordens de vendas sendo geradas automaticamente no sistema sem a necessidade de um recadastramento manual da área financeira. Isso permite com que o departamento de gerenciamento de pedidos possa processar ordens com mais rapidez e precisão, e o departamento de finanças possa fechar os livros mais rapidamente.
No caso de industrias, empresas conseguem ter controle total de todas as etapas desde a entrada do pedido, estoque, processo de produção, faturamento e entrega de mercadoria. Para empresas do segmento de metais (ferrosos e não ferrosos) existem opções no mercado que permitem controle total de todos os produtos e cortes executados.
Concluindo
Parece incrível conseguir ter controle total do andamento de sua empresa não é mesmo? As informações coletadas podem ajudar gestores a otimizarem custos e principalmente implementarem estratégias de crescimento.
Porém é importante ter cuidado na hora de contratar seu ERP: fique atento ao prazo para a implantação e ao custo de customizações. Outro ponto importante é garantir que o sistema atende seu processo de operação, muitas empresas vendem sistemas padronizados e depois cobram por todas as funcionalidades que seu negócio demanda.
Uma dica interessante é conferir se outras empresas do segmento conhecem ou já tiveram experiências com a empresa a ser contratada.
Esperamos que tenham gostado! Deixe aqui dúvidas ou comentários!