Um tema de muito interesse para empresas é a certificação ISO. Se você ainda não conhece vamos explicar melhor sobre ela nesse texto. Trata-se de uma certificação internacional de qualidade.
O que é?
ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization) localizada em Genebra, Suíça. O objetivo da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo para facilitar o comércio internacional.
São aproximadamente 162 países membros da ISO e seu representante no Brasil é a ABNT. As normas da família NBR ISO 9000 foram desenvolvidas para apoiar empresas, de todos os tipos e tamanhos, na implementação e operação de sistemas de gestão da qualidade.
A ISO série 9000 compreende um conjunto de cinco normas que vão da ISO 9000 a ISO 9004. Elas foram baseadas em normas já existentes, principalmente nas normas britânicas BS5750. Ou seja é composta por normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade.
Para que serve?
São parâmetros para garantir que a empresa foque sua operação na satisfação de seus clientes. Existem alguns critérios de avaliação da certificação. A qualidade do produto ou serviço pode ser demonstrada pelo desenvolvimento de certas atividades da empresa. Essas atividades podem ser: projeto, desenvolvimento, planejamento, pós-produção, instalação, assistência técnica e marketing.
Os produtos e serviços têm suas especificações definidas por: 1) regulamentos do governo brasileiro, 2) normas internacionais, 3) normas nacionais, 4) normas da empresa.
Devo ter certificação?
Não existe obrigatoriedade para atuar no mercado. Porém essa é uma norma reconhecida internacionalmente, que pode agregar muito valor à sua reputação no mercado em que atua.
Ela transmitirá uma imagem positiva de sua empresa para seu público alvo. A ISO 9000 mostra seu comprometimento com a qualidade e principalmente responsabilidade com toda cadeia de valor do seu negócio.
Além disso, não existe restrição no tamanho da empresa para tirar a certificação. Pensando nisso, pode ser uma oportunidade para sua empresa mostrar para o mercado e para seus clientes profissionalismo e seu compromisso com a qualidade.
Como fazer para se certificar?
As ações para certificação dependem muito de empresa para empresa. O foco principal será na organização da empresa, principalmente nas atividades que interferem diretamente na qualidade e nas exigências de procedimentos. Algumas das exigências circulam em torno de temas como: 1) análise de contrato, 2) controle de documentos, 3) controle de produto não conforme, 4) ação corretiva, 5) registro de qualidade, 6) treinamento.
Por isso, algumas empresas estão praticamente prontas para receber a certificação. Isso por que já tem controles comprovados de todas as etapas do processo, procedimentos definidos e uma cultura interna voltada para a qualidade. Outras empresas ainda precisam amarrar pontas no processo interno e por isso o procedimento pode ser mais custoso.
Para quem está começando a avaliar esse processo é interessante buscar um consultor para ajudar com o processo. Além disso, você pode verificar o quanto sua empresa de software ERP está familiarizada com esse tipo de procedimento. O ERP pode ser um aliado para conseguir a certificação.
Já tirou a certificação? Conte como foi seu processo!