Como o ERP pode ajudar na gestão financeira de sua empresa

Quando falamos em gestão financeira, muitos empresários têm cala frios de pavor. Realmente esse é um dos pontos que mais assustam os empresários em praticamente qualquer lugar do mundo.

É nessa gestão um tanto quanto caótica que se inserem os ERP (Enterprise Resource Planning) que significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Sendo responsável por cuidar de toda a gestão do seu negócio.

Mas como o ERP pode ajudar na gestão financeira e quais as vantagens de tê-lo por perto?

O ERP e o sistema financeiro

Primeiramente, precisamos enfatizar que o sistema, por ser integrado, é capaz de gerar métricas muito mais completas, facilitando tanto as atividades de gestão no que diz respeito a tomada de decisão quanto as atividades como um todo.

A modernização é algo que deve chegar para todas as empresas não importa o seu tamanho. Sendo assim, utilizar a tecnologia para monitorar de perto o andamento de todas as tarefas de sua empresa é em fato interessante para a tomada de decisão estratégica.

Uma das formas de averiguar isso é por meio dos relatórios financeiros que podem ser gerados em poucos cliques. Por não precisar esperar relatórios específicos de diversos departamentos, o departamento financeiro está livre para fazer as suas apurações e definir as obrigações financeiras da empresa.

Dentre elas estão:

  • Contas a pagar (funcionários, controle dos impostos, taxas pagas pelos serviços contratados – terceirizados, etc.);
  • Contas a receber (é uma ótima forma de saber todo o dinheiro que ainda não está em posse da empresa, proporcionando uma maior gama de informações na hora de traçar estratégias para o crescimento da empresa e quitação de dívidas);
  • Comissões (outro ponto interessante de se ter em relatórios financeiros são possíveis comissões da equipe de vendas e de outros funcionários e parceiros);
  • Extratos fieis e quantas vezes foram necessárias;
  • Integração com o Serasa, podendo inclusive consultar o CNPJ da empresa;
  • Auxilia na aprovação de crédito para clientes.

Não somente, o ERP traz inúmeros benefícios para toda a empresa, mas se nos atermos a área financeira temos:

  • Automatização do fluxo de caixa, deixando essa faceta praticamente independente;
  • Conciliação com dados bancários;
  • Possibilidade de realizar análises e projeções com dados atualizados;
  • Melhor controle dos custos operacionais da empresa, possibilitando a otimização, ou seja, o aumento da lucratividade;
  • Economia com mão de obra;
  • Confiabilidade dos dados gerados, diminuindo ou acabando com a necessidade de retrabalhos;
  • Redução de tempo na hora de fechar o financeiro do mês, encurtando o passo a passo das tarefas como um todo.

Resumindo

Essas são somente algumas vantagens o sistema de ERP pode trazer para a sua empresa. Sem dúvida agilidade ao conseguir consultar informações financeiras de sua organização poderão te ajudar a tomar decisões mais precisas e estratégicas.

Além disso, os dados contribuirão para obter maior competitividade de mercado a partir de dados concretos. Com a agilidade dos mercados atuais mudam é imprescindível estar atendo a saúde financeira de seu empreendimento e conseguir projetar novos caminhos sempre que necessário. 

Antes de escolher o ERP determine quais são os processos imprescindíveis que precisam ser automatizados em sua empresa. Converse com seu fornecedor para entender como ele pode te ajudar no processo de automatização e esteja sempre atento ao que o mercado está oferecendo. 

Gostou? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *