Muitas vezes confundida com a terceirização, outsourcing é uma tática que as empresas estão usando cada vez mais. Nesse texto pretendemos explicar o que seria outsourcing por conceito, diferenciá-lo da terceirização e mostrar vantagens e desvantagens de tal ferramenta.
Termo muito atual e de conceituação recente, o outsourcing costuma gerar confusão por ser traduzido como terceirização na maior parte das vezes. Em sua essência pode até ser um tipo de terceirização, mas vai muito além disso, sendo mais comparável a uma ferramenta tática e estratégica.
Enquanto a terceirização procura cobrir atividades mais rotineiras de uma empresa, cobrando valores menores, tais quais limpeza, segurança e transporte, o outsourcing procura trazer profissionais chave que conseguem modificar seu produto, atendimento ou perfil diante de seus consumidores.
TRANSFERIR ÁREAS CHAVE EM PROCURA DO SUCESSO
Parece ser cheio de riscos, não? Transferir a responsabilidade de áreas chave de sua empresa para outros profissionais que não necessariamente possuem um vínculo com sua empresa. Mas esse é o passo que está sendo dado pelas maiores empresas da atualidade. Principalmente, na área de TI.
Com a reforma trabalhista e o reconhecimento de trabalhos no estilo de home office, assim como outras variáveis de trabalhadores avulsos, o outsourcing se tornou ainda mais comum, mas porque?
- Aumento significativo na rentabilidade da organização;
- Maior disponibilização de especialistas e tecnologias que não existiriam na organização sem grandes investimentos;
- Melhor controle de custos;
- Entrega de melhores resultados aos clientes;
- Exploração de novos mercados;
- Estrutura empresarial mais flexível e adaptável ao dinamismo do mercado atual.
Isso, sem falar na diminuição de riscos em novos investimentos e treinamento de pessoal interno.
EXISTEM DESVANTAGENS NO OUTSOURCING?
Assim como qualquer outra prática empresarial, riscos também existem, e são mais prováveis àqueles que não sabem implementar a ferramenta com o devido planejamento e pesquisa.
Um dos exemplos é o conflito de interesse, quando a subcontratada desempenha as mesmas atividades, sendo concorrente em certo ponto, influenciando, portanto, a satisfação dos clientes e o serviço prestado ao final. Outro problema que pode ocorrer é a perda de controle das atividades ou da confidencialidade das informações de dentro da empresa por conta de uma contratação de prestadores mal intencionados.
O planejamento, nessa hora, assim como um background search são capazes de tornar a probabilidade de insucesso no outsourcing quase inexistente.
O GERENCIAMENTO COMPLETO DE TI EM OUTSOURCING VALE A PENA?
Por ser uma área vital à empresa, mas que ainda assim, nem sempre precisa dos profissionais de corpo presente, a área de TI é uma das que mais pede a aplicação de outsourcing.
Além de disponibilizar profissionais mais capacitados, apenas quando necessários e sob medida, o outsourcing completo de TI é capaz de aprimorar e otimizar todo e qualquer capital antes investido em profissionais contratados plenamente.
Como que o ERP pode ajudar nesse contexto?
Como comentamos no blog anteriormente o ERP é um sistema de gestão que consegue controlar e automatizar muitas etapas do seu processo produtivo. Nesse contexto o ERP pode te ajudar a entender quais áreas da empresa podem obter melhor aproveitamento com uma estratégia como o outsourcing.
Além disso, uma ferramenta de ERP pode também te ajudar a mecanizar parte de alguns processos internos, permitindo com que sua equipe esteja livre para pensar em estratégias, ter assertividade e rapidez nos processos internos.
Esperamos que o texto tenha te ajudado! Deixe um comentário!