Muito provavelmente você já está ciente do que é um ERP, correto? Mas para ter chegado até aqui, o tópico Módulos ERP deve te deixar com uma pulga atrás da orelha. De fato, é um assunto confuso, ainda mais para aqueles que não são do mundo da tecnologia. Para explicar essa temática, criamos esse artigo e esperamos sanar suas dúvidas nele!
Vamos iniciar com a definição do que são os módulos ERP. Assim como os módulos que vemos no ensino médio, separando em blocos de conteúdo as matérias a serem estudadas num certo ano, os módulos de ERP são agrupamentos de funcionalidades, criando sequências lógicas próprias de cada um.
Quer seja o processamento de um dado em específico, armazenamento de outro ou cruzamento de informações, cada passo destes necessita de um módulo do ERP, criando a segmentação e departamentalização do software.
Quais os principais tipos de módulos ERP?
Bem, como já deve saber, os Sistemas de Gestão são extremamente versáteis, e o que os torna flexíveis e estratégicos é exatamente a escolha do Módulo de ERP ideal para a performance que espera de seu sistema.
Os módulos operacionais fazem parte das operações da empresa como um todo, e podem ser de:
- Armazenagem e distribuição;
- Contabilidade;
- Estoque;
- Custos;
- Financeiro;
- Planejamento e controle de orçamento;
- Faturamento;
- Livros fiscais;
- Contratos;
- Qualidade;
- Planejamento e controle de produção;
- Recursos Humanos;
- Outros.
Depois, ainda temos as opções de módulos táticos, que podem ser chamados de verticais, pelo fato de agirem em setores específicos de mercado, tornando o software bem afinado com a atuação de sua empresa ou setor. Veja só algumas opções:
- Planos de saúde;
- Gestão educacional;
- Gestão de transportes;
- Gestão de acervos;
- Comércio exterior;
- Automação comercial;
- Segmento de aço.
Caso esteja em busca de algo estratégico para te ajudar a atingir uma meta em específico ou galgar um objetivo determinado para esse ciclo, também existem os Módulos estratégicos que vão desde a gestão do relacionamento com clientes, processos, indicadores, cadeia de suprimentos, entre outros.
Tudo isso, a fim de tornar o seu software de gestão completamente único e ideal para as suas expectativas.
Como compor a melhor solução para a sua empresa?
Primeiramente por meio do planejamento. Note o que pode fazer a diferença na gestão de sua empresa e o que pode trazer os diferenciais que espera para o futuro de seu empreendimento. Quer seja uma maior rapidez no atendimento, maior qualidade no produto, evitar problemas de estoque e por aí vai.
Você como gestor da empresa, sabe no que poderia receber uma ajudinha, e montar o ERP ideal para preencher esse campo é seu dever! Otimizando assim seu investimento e usufruindo ao máximo o investimento.
Esperamos que tenha gostado desse artigo e que tenhamos sanado todas as suas dúvidas a respeito do tema, caso alguma tenha restado, não deixe de questionar abaixo nos comentários. Ficaremos felizes em te responder!
Nos vemos aqui para um próximo texto brevemente! Abraços e até logo!