Gerencial perfeito para sua empresa

Um bom administrador sempre tem total noção do que tem acontecido em sua empresa, e é pra isso que servem os Relatórios Gerenciais. Eles reúnem informações que são de vital importância para o melhor guiar de sua empresa, mas como fazer o relatório ideal ao seu empreendimento? Leia e saiba mais.

Ferramentas indispensáveis para a administração de um negócio, são necessários para acompanhar os resultados de medidas, assim como de flutuações de mercado. Por ser um documento tão necessário, ele tem de ser impecável para que seus dados sejam válidos e confiáveis.

Portanto, que tal nesse artigo, estudarmos alguns itens que devem estar presentes em todo relatório gerencial?

Passo a passo para o relatório gerencial perfeito

Nesse tópico, passaremos alguns pontos que devem ser características de seu relatório, assim como dados que precisam ser apresentados e chocados uns contra os outros. Qualquer dúvida que reste, deixe nos comentários logo abaixo.

Aqui vão as nossas dicas:

  1. FLUXO DE CAIXA: Esse deve ser o mais famoso da lista. O Fluxo de Caixa é o relatório que lhe demonstrará, por exemplo, se você fechou aquele mês no positivo ou no negativo. É um dado seco, mas que será usado em muitos outros relatórios, te ajudando assim, a direcionar melhor a sua empresa rumo ao sucesso;
  2. VENDAS/CONVERSÃO: Nem todo cliente que atraímos chega a fechar conosco, e esse dado é muito importante. O Relatório de vendas ou de Conversão é importante ao ponto que demonstra quantos clientes estão de fato fechando negócio, quantos deles estão na lista de pendências e abre portas para que estudemos a motivação desses indivíduos não terem fechado ainda;
  3. FINANCEIRO: Um dos mais imprescindíveis, busca trazer um balanço geral das finanças da empresa, e nele pode se ver incluso o de fluxo de caixa, demonstrando despesas a pagar, gastos atuais, inadimplência entre outros pontos relevantes às finanças. Nesse relatório, busque criar metas financeiras para sua empresa, quase como um lembrete de onde você quer estar, se está chegando lá e o que pode ser mudado;
  4. PRODUTIVIDADE: Devendo ser instaurados na linha do tempo, quer seja no ano ou mensalmente (caso sua empresa seja muito flutuante), são usados para saber se sua empresa está no caminho certo e se está crescendo e atendendo às expectativas;
  5. CONTABILIDADE: Geralmente bem analíticos, estão presentes em todo o meio coorporativo, e fornecem conclusões para questões financeiras, chocando o relatório financeiro com os de produtividade e conversão, por exemplo. Ele é como um relatório generalista, sendo vital a existência de todos os outros para que seus dados sejam bem corretos.

DICA EXTRA:

  • Procure deixar seu relatório esteticamente organizado e bem estruturado, fazendo uma introdução que abre portas para o que se deve esperar do seu relatório, se ele abordará mais a questão financeira, satisfação de clientes, conversão e afins. Essa organização deixará seu relatório gerencial mais funcional e agradável aos olhos, além de bem mais compreensível.

Caso você esteja procurando uma empresa que forneça um software que já te dê esses dados prontamente, a Softcomp possui um sistema de gestão ERP que pode ajudar você e seu negócio.

Com relatórios diretos, bem estruturados e de fácil entendimento, você poderá enxergar todos os campos de sua empresa de uma forma clara e muito mais compreensível.

Fale já com nosso setor de atendimento ao cliente e saiba mais sobre nosso sistema e como adquiri-lo.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *