5 dicas de liderança eficiente e voltada para resultados

Ser um líder e ter capacidade de dar os direcionamentos, assim como gerar resultados é uma atribuição de grande peso. Liderança é uma capacidade que poucos possuem, e mais raros ainda os que conseguem exercer plenamente. Tem dúvidas sobre como aprimorar suas habilidades e criar um ambiente propício ao crescimento de seus colaboradores?

Inspirar e contribuir para o crescimento daqueles que te seguem é uma atividade de grande importância e que demanda grande energia. Muitos líderes perdem oportunidades incríveis de gerar valor ou melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores por mera falta de empatia ou visão.

Esse tipo de situação pode gerar grandes desgastes no dia a dia de uma empresa, e consequentemente, diminuir os resultados que você espera de seu empreendimento da sua empresa. Para não acabar em erro, que tal aprimorar-se na arte de liderar, seguindo algumas dicas simples que podem ser encaixadas no seu dia a dia?

Seja inspirador e animador

Existe uma palavra em inglês que resume bem o que alguns líderes são – Bummer. Significa chato, desencorajador, desanimador, alguém que traz a energia do ambiente para baixo. Essa pode parecer uma dica extremamente superficial, mas precisamos começar por ela, a fim de depois, partirmos para pontos técnicos que precisam vitalmente disso, ok?

Um chefe que apenas gera trabalho se torna pouco inspirador, tente fazer uso da gestão descentralizada, tomando decisões junto com as equipes de trabalho, assim como dando-as autonomia para decidir algumas coisas por conta própria e de acordo com suas vivências no trabalho.

Cuide do planejamento estratégico

A sustentação de um plano é, em sua maior parte, o planejamento. Ele deixa os caminhos claros e estabelece metas, ciclos e contexto econômico no qual esses fatos se darão. Muitas vezes, será também necessário fazer um planejamento que enumere e nomeie os participantes dos projetos e afins.

O escalonamento de profissionais, a respectiva atualização e aperfeiçoamento desses colaboradores irá fazer com que sua liderança se mostre ainda mais estimulante e frutífera. Planeje sempre com base nas aptidões de cada colaborador, forma de trabalho e afins.

Como os mercados estão muito dinâmicos, seu planejamento também está sujeito a alterações. Por isso, prepare sua equipe pois, um planejamento bem elaborado não está livre de alterações durante tempo.

Gerencie bem as crises

Gerar resultados também tem relação com lidar bem com perdas. Existirão momentos e épocas em que não haverá muita saída a não ser lidar com os prejuízos. Saber lidar com esses momentos é a melhor e única saída, aproveitando momentos de retração para melhorias na forma de atender, produzir e afins.

Lembre-se que para avaliar é preciso primeiro medir e acompanhar todo o processo. Defina os indicadores que melhor vestem seu sucesso, quer seja fluxo de caixa, avaliações positivas e por aí vai. Aproveite a flexibilidade para agregar seus colaboradores nessa criação também.

Além disso, uma crise não precisa ser encarada somente por seu lado negativo. Os momentos difíceis servirão como base para praticar uma boa liderança. Saber analisar uma situação desafiadora, conseguir resolve-la e colher os aprendizados, te ajudará a se sentir mais seguro para tomar futuras decisões.

Enxergue à frente

Mostrando mais uma vez que o necessário é o planejamento, separamos a quarta dica: esteja dois passos à frente do que pode acontecer na sua empresa. Tente prever situações e evite surpresas desagradáveis aos seus colaboradores e à estabilidade de seu empreendimento.

Ter um planejamento bem estruturado nessas horas faz toda a diferença, já que evita a tomada de decisões equivocadas. Defina bem suas prioridades, trace metas e veja se são possíveis de serem realizadas, riscos, retorno de investimentos e todas as métricas necessárias para o funcionamento estável de sua empresa.

Entender o cenário pode te ajudar a tomar decisões mais conscientes e baseadas em informações concretas dentro do mercado e de sua empresa. Para auxiliar temos um conteúdo legal sobre gestão de indicadores aqui no blog. 

Crie metas, comemore e recompense

Comumente vemos colaboradores que se sentem meros empregados, não se fazendo parte do corpo da empresa. Uma boa forma de evitar esse tipo de situação, que geram diminuições nos resultados, podemos recorrer a criação de metas, um programa de reconhecimento ou mesmo a conhecida comissão.

Lembre-se de ser sempre claro para com o papel de cada um na meta criada, direcionando todos muito bem e tornando o trabalho mais inteligível e dignificante!

Isso pode ajudar sua equipe a superar desafios e o mais importante sentirem que são capazes de agir. Também temos dicas legais para ajudar a melhorar a produtividade de sua equipe, vale conferir.

Resumindo

Todos esses pontos ajudam, não somente a motivar os colaboradores, como também a fazer com que o trabalho deixe de ser algo mecânico e obrigatório, mas sim, algo construído, mantido e desenvolvido em comunhão.

Como líder, é o seu dever tentar construir esse sentimento de colmeia. Portanto, que tal colocar essas dicas em prática o quanto antes? Seus colaboradores aguardam pelo seu norte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *