Uma questão que percebemos ser as vezes pouco explorada por nossos clientes é a gestão de indicadores. O ERP, quando utilizado com todos os módulos e as informações atualizadas com frequência, pode ser um aliado na gestão de sua empresa.
A verdade é que tantas etapas do processo são monitoradas que é possível ter inúmeros indicadores. Nesse texto vamos explorar alguns indicadores que podem ser interessantes para manter o foco.
O que é gestão de indicadores?
A gestão de indicadores é o monitoramento e avaliação constante de determinados processos ou atividades da sua empresa. O conceito base é simples: para avaliar, é preciso primeiro medir.
O objetivo dos indicadores é conseguir mensurar a eficiência e a qualidade dos processos. Dessa maneira se torna mais fácil identificar os pontos que devem ser melhorados.
Como definir indicadores?
Crie Metas. Antes de qualquer coisa você precisa definir metas razoáveis que conseguem indicar se um processo está indo muito bem ou muito mal. Sem metas fica difícil até mesmo definir que tipo de indicadores são interessantes. Isso porque medir por medir trará apenas esforço com poucas possibilidades de resultados.
Uma dica importante que as metas sejam calculadas por meio de uma média entre os resultados obtidos pela empresa nos últimos meses. Você pode alinhas isso com uma projeção — devidamente embasada — do objetivo a ser alcançado.
Porém, lembre-se que sua empresa é um organismo que funciona com partes distintas. Não adianta definir uma meta ousada para o setor de vendas se o setor industrial não acompanhar. Por isso, vale definir um planejamento estratégico central, para que dessa maneira as metas de cada área estarão alinhadas com o caminho da organização como um todo.
O que isso significa na prática?
Para entender praticamente vamos a um exemplo: Vamos supor que a média de faturamento da sua empresa foi de R$ 50 mil nos últimos meses e que o lucro manteve-se em torno de R$ 15 mil durante o mesmo período. Com base nesse cenário, podemos dizer que o indicador de lucros foi de 30% (R$ 15 mil ÷ R$ 50 mil).
Agora que você já entende o panorama central da sua empresa pode definir uma régua de parâmetro para seu indicador com esse valor em mente. Por exemplo, você pode definir que resultados acima de 30% correspondem às metas a serem alcançadas. Por outro lado, se o indicador estiver abaixo disso ou não se alterar com o tempo, mudanças devem ser pensadas.
Uma vez que esses indicadores e metas foram definidos, você pode fazer o mesmo para cada área individualmente. Dessa maneira todas as metas e indicadores estão alinhados ao planejamento e meta central.
Mas lembre-se…
Não é necessário ter muito indicadores você precisa apenas dos que deem as respostas sobre o que interessa de verdade. Eles podem ajudar muito a entender o processo, mas não são a única ferramenta disponível.
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