Quando chegamos ao assunto gargalos de produção, muitas empresas podem ignorar esses obstáculos, contudo, é extremamente importante mantê-los sempre no radar, uma vez que podem ser a causa de diversos problemas dentro do negócio, levando a prejuízos e avanço de custos operacionais.
Mas você já sabe o que é um gargalo de produção e como eles podem acontecer em sua empresa? Se sim, pode pular a parte inicial desse texto, mas caso não, aproveite a leitura!
O que é gargalo de produção?
Esse é a nomenclatura de qualquer obstáculo que apareça na linha de produção e que atrapalhe consideravelmente a linha de produção e, consequentemente a lucratividade do negócio.
Isso tem um impacto considerável no desempenho da equipe. Imagine uma fábrica de refrigerante na qual um grupo de funcionários tem que conferir garrafa por garrafa se os rótulos estão devidamente colocados, isso é algo impossível de ser realizado de forma célere e eficiente. Esse é um exemplo prático de como gargalos de produção pode ser prejudicial para a rotina de uma empresa.
Quais os principais gargalos de produção
Existem sim gargalos de produção, contudo, eles nem sempre estão claros no dia a dia dos indivíduos. Sendo assim, vamos apresentar os principais obstáculos enfrentados nas empresas.
- Desorganização
Apesar de ser algo genérico, sim, desorganização é um grande vilão dentro das mais diversas empresas. Muitas vezes passa despercebido pelo gestor, porém, a padronização dos processos é realmente uma necessidade para o crescimento de um negócio. Para isso, é interessante implementar sistemas de gerenciamentos que façam a comunicação entre os diversos setores da empresa.
- Gestão de custos
A gestão de custos é um problema que está bem escondido dentro do sistema de produção. É muito fácil ignorar os gastos fixos e variáveis e não se programar para esses. Esses dados são primordiais para a tomada de decisão dentro de um empreendimento, sem eles, o gestor tem que enfrentar um gargalo de produção.
- Layout
Você talvez esteja se perguntando como se o fato da organização do ambiente de trabalho pode ser um gargalo de produção. A resposta é sim, e muito! Imagine uma fábrica em que as etapas de produção não se comunicam e que é necessário levar o produto inacabado entre pavimentos ou áreas completamente diferentes.
Acreditamos que essa alegoria exemplifica muito bem como todo o espaço deve ser pensado para favorecer a produtividade e diminuir o valor de produção.
- Desperdício
Quando a linha de produção não é bem desenhada, várias formas de desperdícios acontecem, sejam por máquinas mal alocadas ou falta de monitoramento de sua função. Esse pode, inclusive, ser um dos principais fatores pelo qual o custo de produção de alguns produtos é tão alto.
Nesse sentido, é importante planejar como aproveitar todos os subprodutos, minimizando desperdícios e também aumentando o lucro da empresa.
Esses são 4 gargalos de produção que uma empresa facilmente se deparará pois estão normalmente institucionalizados e são pouco observados. Sua empresa já teve algum gargalo de produção? Deixe nos comentários qual foi e como foi resolvido.