Danfe Online: O Que É E Quais São Os Seus Impactos

Por que contar com um documento em papal se hoje em dia a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é muito simples de emitir, sem falar na praticidade, certo? Nesse cenário um pouco controverso que se insere o DANFE online.

Tendo em vista o cenário acima exemplificado, é muito comum encontrar empreendedores que não fazem a menor ideia quando utilizar esse documento – ou mesmo da sua existência.

O que é o Danfe?

DANFE é uma sigla que significa Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Nele estão contidas todas as informações relevantes da NFe, servindo como um demonstrativo físico do que está disposto na NFe, afinal, esse é um documento eletrônico (online).

Absolutamente nunca esses documentos podem ser confundidos, afinal, o DANFE não tem poder de nota fiscal, ele realmente só comunica de forma resumida as principais informações contidas na nota fiscal.

Mas se ele somente traz as informações que já existem em outro documento, qual a sua função de existir. Vamos explicar melhor a seguir.

Quando utilizar o Danfe

Esse, além de ser um instrumento facilitador para verificação dos dados de um NFe, também age como um documento para circulação de mercadorias. Se o transporte não tiver um documento com o demonstrativo pode ser, inclusive, multado!

Nesse documento também está uma chave para confirmar a existência da nota fiscal de maneira muito simples, logo, esse é um bom instrumento para garantir que está tudo em ordem.

O que encontrar no Danfe

Como informado, esse documento serve como um representando da NFe, contendo os dados mínimos para identificação das principais informações contidas nessa. Essas informações primordiais são:

  • Chave de Acesso que é uma combinação numérica com 44 posições, com ela é possível localizar a NFe e conferir as informações;
  • Código de barras da chave para rápida conferência;
  • Dados do indivíduo ou pessoa jurídica a qual a NFe está endereçada;
  • Valor da mercadoria e/ou serviço;
  • Dados da empresa que emitiu os documentos (razão social, CNPJ, inscrição estadual…).

Esses são os 5 itens que não podem faltar em um DANTE, contudo, outros itens ainda podem ser adicionados como os dados da transportadora, conferindo mais segurança. Quem disse que burocracia é inútil, certo?

O melhor é que a emissão do documento é feita pela mesma plataforma que emite a NFe. Muito mais prático e confiável que ter que transcrever os dados necessários.

Como o ERP pode te ajudar

O ERP é uma ferramenta que pode te ajudar muito no processo de NFe e Danfe. Alguns conseguem integrar as funções para evitar retrabalho nas atividades do dia a dia. Vale conferir com seu parceiro de sistema para entender qual solução ele tem disponível para sua empresa.

Caso seu fornecedor não esteja preparado, confira se está desenvolvendo algo ou volte para o mercado e entenda quais empresas estão preparadas para atender essa demanda. Pode ser interessante essa integração para otimizar tarefas de sua equipe.

Gostou? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *