Como saber se está na hora de trocar ou otimizar seu ERP

Uma dúvida frequente entre muitos empreendedores é sobre o momento certo de trocar ou otimizar o ERP utilizado. Esse processo pode ser desafiador pois significa ter capital de investimento e saber avaliar suas opções.

Vale ressaltar que em qualquer uma das opções é importante destinar uma equipe para ajudar no processo. Migração de software pode ser complicado no início e por isso é importante se precaver.

Custo Benefício

Um dos fatores para avaliar no processo de troca ou otimização de ERP é o custo benefício. Em alguns casos existem softwares baratos, mas que não entregam o necessário e softwares mais caros que muitas vezes não atendem por completo seu segmento.

É importante pesquisar bem e encontrar um fornecedor com experiência no seu segmento de atuação. Se seus processos têm muitas particularidades, tome cuidado! Muitas vezes empresas oferecem o ERP garantindo que conseguirá atender, mas não conseguem cumprir prazos e entregas.

Se o seu fornecedor já atende outras empresas é um sinal de que ele entende seu segmento. Se ele não atende, tente garantir um cronograma de entrega e que as customizações não irão encarecer seu sistema.

Adequação aos processos da empresa

Se o seu software não consegue atender por inteiro seu processo de produção, isso é um sinal de que você precisa rever o software. O ERP deve garantir controle de informação de todas as etapas do seu processo de produção.

Logicamente, se você contratou por módulos, talvez não tenha algumas funcionalidades liberadas. Porém, é importante saber que quando precisar sua empresa de software conseguirá te atender com excelência.

Adequação à legislação

As normas e legislação estão mudando e o seu software não? Esse pode ser um sinal de que algo precisa ser mudado. Mais do que tudo seu fornecedor de software precisa ser um parceiro. Ele também precisa estar antenado em alterações legislativas, pois o software dele tem que garantir o fornecimento das informações necessárias.

Por isso, certifique-se que ele está preparado para as alterações que virão. Assim como entenda como é e o que engloba o processo de atualização de software. Esse pode ser um fator decisivo na escolha.

Parceria de Desenvolvimento

Assim como a adequação da legislação, a empresa contratada tem que estar preparada para o crescimento e mudanças de sua organização. Implementar um sistema é um processo que demanda investimento de recursos e tempo, você provavelmente ficará com o sistema por alguns anos.

Nesse caso é importante garantir que a empresa de software contratada estará preparada para mudanças que virão com o passar dos anos. Seja aberto sobre qual estratégia de crescimento enxerga para sua empresa e entenda se o fornecedor estará preparado para acompanhar.

Tem dúvidas? Deixe um comentário aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *