Entre o trabalho, estudo, sair com amigos e outras obrigações da vida real, alcançar prazos e horários é quase sempre uma tarefa difícil. Uma tarefa simples que parece quase desnecessária pode ser criar uma lista de tarefas eficiente.
Para te ajudar com essa lista separamos algumas dicas para te ajudar a torná-la eficiente. Essas dicas também te ajudarão a refletir sobre prioridades reais para o seu dia a dia.
Escolha a ferramenta mais fácil para você
Cada pessoa tem sua maneira de criar uma lista de tarefas, para cada pessoa funciona de um jeito. Algumas pesquisas sugerem que escrever informações à mão nos ajudam a lembrá-las melhor, mas existe uma enorme variedade de aplicativos digitais que ajudam a criar listas de tarefas.
Faça listas distintas
Você pode criar listas semanais, mensais ou anuais. Comece com uma lista principal, com cada item que você gostaria de realizar a longo prazo: limpe o armário, inscreva-se para uma aula de idiomas, etc.
Agora crie uma semanal de projetos, com tudo o que precisa executar nos próximos sete dias. Você pode criar uma lista diária com base na sua lista semanal. Essa lista deve conter as tarefas que precisam ser feitas hoje. Todos os dias, veja quais itens da lista principal e lista de projetos semanais devem se mover para lista diária.
Seja simples e priorize
Não há nada mais intimidante do que uma lista longa de tarefas. Também, é impossível fazer essas coisas em até 24 horas. Um truque para manter uma lista diária simples é criar a lista e cortá-la ao meio. Sua lista diária não pode ter mais de 10 itens, o resto pode ir na lista de projetos semanais ou na lista principal.
Essa ação irá te ajudar a priorizar o que é realmente importante concluir naquele dia. A verdade é que se tudo for importante nada será feito. Por isso, aprenda a priorizar.
Seja específico
Todas as tarefas devem ter alguns fatores em comum: tem que ser ações físicas, podem ser finalizados de uma vez e são tarefas que só você pode realizar. Para projetos gerais que exigem muito tempo ou ajuda de outras pessoas, liste os passos específicos que você terá que tomar em direção ao seu objetivo.
Um exemplo básico é em vez de escrever uma tarefa como: "salvar os animais", tente descrever a primeira ação a ser tomada para esse objetivo. Você pode escrever dessa maneira: "se inscrever para voluntariado na WWF".
Inclua na lista, fazer a lista
Um dos aspectos mais complicados da lista de tarefas é realmente sentar-se para criá-la. Escolha um horário todos os dias, seja de manhã antes de começar as tarefas diárias, antes de ir embora ou na hora do almoço. Apenas organizando todas as suas tarefas e determinando o que ainda precisa ser realizado é que essa ação se tronará um hábito.
Mantenha flexibilidade
Sempre deixe pelo menos 15 minutos de "tempo de folga" entre itens na lista de tarefas ou calendário, para o caso de algo inesperado aparecer.
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