Já explicamos aqui no blog o que é o ERP e como ele pode ajudar sua empresa. Agora decidimos explorar um pouco mais sobre como o ERP pode ajudar sua estratégia comercial. Isso por que, muitas vezes o sistema parece ser muito burocrático, porém quando utilizado adequadamente ele é muito útil para equipe comercial.
Estudar bem seus clientes
Um ERP que garanta o histórico de venda para cada cliente pode te ajudar a montar estratégias específicas. Isso por que você irá conseguir avaliar em que momento cada cliente está e qual a evolução do volume de vendas para ela.
Além disso, você conseguirá olhar com mais atenção quais clientes estão inativos. Entender melhor o perfil desses clientes que deixaram de comprar com você pode ser um bom caminho para conseguir reativa-los.
Identificar produtos de maior demanda
Muitas vezes focar num nicho de mercado pode ser interessante para garantir as metas de vendas. Identificar sazonalidades de vendas ou alterações de demanda podem te ajudar a montar uma estratégia.
Um sistema que permite o controle de estoque em tempo real pode te ajudar com a consulta dessas informações além do histórico. Observar essas informações do banco de dados pode te ajudar a determinar ações promocionais e até mesmo calibrar a precificação.
Eficiência no atendimento
Um sistema de ERP te ajuda a organizar sua rotina de procedimentos com facilidade. Com rapidez você consegue, por exemplo, enviar orçamentos para clientes garantindo um breve atendimento com todas as informações necessárias.
Alguns sistemas oferecem consultas de históricos dos clientes, assim fica mais fácil entender a evolução de preço para cada cliente. Ações excelentes no momento de negociação de vendas.
Gestão de estoque
O ERP te ajuda a ter informações reais sobre o estoque facilitando seu planejamento de vendas. Em pouco tempo você consegue consultar seu estoque e entender a melhor estratégia de venda para cada produto.
O que você achou das dicas? Já utilizou seu sistema de outra maneira? Deixe um comentário!