Como o ERP pode ajudar sua empresa com o Bloco K

Já explicamos aqui no blog o que é o Bloco K e como ele pode te afetar. Para ajudar a solucionar esses desafios que o Bloco K irá trazer, separamos esse artigo para explicar como o ERP pode ser uma ferramenta interessante.

Para relembrar, vamos trazer uma breve explicação do texto anterior. O Bloco K nada mais é do que uma versão digital do Livro de Controle de Estoque que mencionamos no início do artigo. Todas as organizações deverão apresentar relatórios de estoque e produção no SPED Fiscal (processo de escrituração digital da Receita Federal).

Avalie bem o fornecedor do ERP

Antes de começar, vale ressaltar que é muito importante avaliar todas as funcionalidades do sistema antes de adquirir. Certifique-se de que a empresa está atualizando o sistema de acordo com as mudanças na legislação. É importante garantir, também, que a empresa fornecedora está preparada atender o seu segmento de atuação.

A empresa contratada deve ter domínio no seu segmento de atuação. Caso não tenha isso pode significar diversas customizações, o que muitas vezes pode sair caro. Se mesmo assim você optar pelas customizações, garanta que o fornecedor entenda exatamente quais atualizações ele terá que fazer para o seu caso.

Lembre-se, o ERP deve te ajudar a otimizar com simplicidade processos e informações. Se você tiver muito trabalho manual reavalie seu contrato e as entregas para ter certeza de que essa solução contratada foi a melhor para o seu caso.

Gestão integrada

O ERP pode contribuir muito, principalmente por que consegue ter controle de todas as movimentações de produtos e mercadorias envolvidas no processo produtivo de sua empresa. Se for um ERP completo e direcionado para o seu segmento ele conseguirá ter o controle de toda as perdas de processos, quebras de transporte, movimentações para terceiros, ajustes de inventário, compras, vendas e outras saídas.

Toda essa capacidade de controle é exatamente o que passa a ser exigido no Bloco K. Vale ressaltar que a complexidade da implementação irá depender muito dos processos da empresa. Por isso, confira se as empresas de ERP que estão sendo avaliadas estão preparadas para a complexidade da sua empresa.

A verdade é que para ter certeza que está contratando o software correto avalie se ele permite a integração entre as áreas de contabilidade, fiscal e TI, além das rotinas de custos. Afinal é isso que o Bloco K irá cobrar.

Software da Softcomp – SoftAlloy

Aqui na Softcomp, por exemplo, nos preocupamos em nos antecipar em entender as mudanças de legislação previstas. Sabemos que nosso software tem que estar preparados para alterações desse tipo, pois nossos clientes dependem disso.

Por isso, nos antecipamos em deixar o nosso ERP pronto para a implementação do Bloco K. Focamos no segmento de aço e entendemos a complexidade do processo como um todo. Sendo assim, preparamos o SoftAlloy para o controle total do processo produtivo.

Conclusão

Um software de ERP pode te ajudar muito no controle total de sua empresa. Isso ajudará a preencher os requisitos do Bloco K além de trazer benefícios na gestão da sua empresa.

Fique atento ao selecionar o melhor software para o seu segmento e empresa. Tente garantir que ele irá atender às suas necessidades. Em breve teremos um texto para te ajudar na comparação na hora da escolha de uma empresa.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Já está preparado para o Bloco K?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *