Controle de Estoque: O que é e quais são as melhores práticas

Controle de estoque é a prática que coordena ordenar, armazenar, rastrear e controlar o inventário de produtos/materiais.

O gerenciamento de estoque aplica-se a todos os itens que uma empresa usa para produzir seus produtos ou serviços - desde matérias-primas até produtos acabados. Em outras palavras, a gestão de estoque abrange todos os aspectos do inventário/estoque de uma empresa.
Porque é importante gerenciar o estoque?

O inventário é um dos principais ativos que representa o capital vinculado. Ou seja, gerenciar o estoque permite que uma empresa libere capital investido. O controle de estoque eficiente exige compreender a composição de diferentes tipos de estoque e reconhecer as demandas de produção e utilização desse estoque. 
Esse gerenciamento é importante pois deve contribuir para manter o estoque a um nível razoável. Isso significa equilibrar a oferta de suprimentos excedentes com a demanda. Esse fator é importante, pois garantirá a melhor gestão do investimento, ou seja, do capital vinculado. Quanto melhor a administração de estoque, melhor será a utilização de capital pela empresa.
Como posso controlar meu estoque?
Existem 2 maneiras de controlar o estoque, periodicamente ou controle contínuo. O controle periódico normalmente requer controle físico de uma pessoa destinada a essa tarefa dentro da organização. Este é comum em pequenas empresas com estoque menor. Vale ressaltar que é um método que demanda muito tempo e está muito suscetível a erros. 
O gerenciamento continuo depende de algum tipo de software como um ERP. É um método interessante pois garante controle total de estoque, em tempo real e com menos possibilidade de erros. Além disso, o sistema ERP pode te ajudar a ter uma visão mais eficiente desse processo, facilitando aplicar melhorias e estratégias internas.
Como posso controlar melhor meu estoque?
Invista em pessoas qualificadas: O controle de estoque envolve diferentes segmentos dentro da empresa, por isso é importante ter uma equipe preparada e integrada. No final do dia são as pessoas que vão executar o trabalho, até mesmo tendo um sistema ERP. 
 
Por isso, o primeiro passo é investir nos funcionários. Isso significa treinamento e sem dúvida comunicação interna. Quando as pessoas têm o conhecimento técnico e entendem a importância do seu papel internamente, os processos fluem.
 
Controle periódico: Determine uma periodicidade para avaliar as informações de estoque. Essa avaliação te ajudará a ajustar erros e melhorar processos e por isso é fundamental.

Para ajudar você pode definir quais são os principais indicadores que deseja acompanhar. Alguns indicadores são fundamentais para os setores de compra e o financeiro. Um exemplo pode ser giro de mercadoria, com esse indicador você saberá o que tem mais demanda e precisa sempre estar no estoque e o que pode ser comprado com um maior intervalo de tempo.

Software de gestão: Como comentamos, um software ERP pode te ajudar a controlar melhor e com mais agilidade o processo. Além disso, um sistema te permite gerir e estruturar estratégias com mais eficiência.

Poder consultar informações em tempo real sem dúvida facilita. Porém antes de investir num sistema avalie qual é a melhor opção para o seu segmento. Alguns mercados têm processos específicos que demandam atenção.

Sabemos, por exemplo, que o segmento de metais tem um desafio grande no controle de estoque. Isso acontece pois são muitas as particularidades que precisam ser controladas. Nesse caso é muito importante ter certeza que a empresa selecionada entende essa complexidade e está preparada para atender sua empresa.

Gostou? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *