ISO é uma sigla que significa – em tradução – Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization). Seu objetivo é padronizar os processos de produção a fim de atingir a excelência. Nesse sentido, você sabia que um sistema ERP pode te ajudar com isso?
O ERP é um sistema de planejamento de recursos corporativos, em outras palavras, são softwares para gestão empresarial que objetivam integrar os diversos setores de uma mesma empresa, possibilitando a geração de dados confiáveis para a tomada de decisão.
Agora, você, como gestor, deve estar se perguntando o que essas duas siglas têm a ver, certo? Bem, para descobrir como usar ambas para trazer o padrão de excelência que você quer para sua empresa, continue lendo esse texto.
O que é a ISO 9000 e qual a sua importância
A organização em si foi fundada em 1947 e está situada em Genebra, Suíça e como explicado acima o seu intuito é de realizar a normatização de produtos e serviços a fim de manter a qualidade e segurança dos mesmos.
Em específico a ISSO 9000 é a nomenclatura designada a um grupo de normas técnicas que juntas estabelecem o que é considerado gestão da qualidade de diversas organizações por todo o mundo.
Apesar de um conceito simples, essa certificação não é nada fácil de conseguir ou mesmo barata e o seu negócio vai precisar de toda a ajuda que conseguir, desde assessoria especializada até os softwares de gestão que irão organizar o negócio para o próximo passo.
O passo a passo para a certificação ISO
- Definir o método que esse processo será realizado;
- Nomear a equipe que estará à frente desse projeto;
- Diagnóstico dos problemas da empresa com posterior planejamento de medidas corretivas;
- Ampla divulgação para todos os colaborados;
- Implementação das medidas corretivas necessárias a fim de corresponder com os padrões de excelência descritos na norma;
- Execução de auditoria interna;
- Contratação da auditoria de certificação.
Como um sistema de gestão ERP pode ajudar a sua empresa
Ambas as siglas citadas nesse texto, ERP e ISO, tem como objetivo maior a normatização da empresa a fim que ele atenda padrões de excelência mundial. Simplificando processos e evitando erros.
A função desse sistema de gestão é a de justamente integrar todos os setores da empresa, gerando assim, relatórios organizacionais realmente fieis a realidade da empresa. Isso é importante, especialmente, quando for a hora de gerar o diagnóstico a fim de realizar o levantamento dos itens que estão em desacordo com a ISO 9000.
Pode-se considerar que a implementação dessa solução em gestão empresarial é o início da empreitada a fim de conseguir a certificação, isso se dá, pois, os ERPs são centrados em documentação e registro de fluxos de trabalho, sendo assim essenciais não só para o processo foco desse texto, mas também para a organização da empresa como um todo.
Está à procura da ISO 9000 para a sua empresa e está atrás de uma solução em sistemas de gestão? Invista no ERP e veja o seu negócio se organizar e crescer.