Quando uma empresa nasce, é comum ela ser de fácil gestão, afinal, em muitos dos casos essas funções estão concentradas nas mãos de algumas poucas pessoas. Nesses casos, sistemas ERP podem sim ser dispensados, mesmo proporcionando um maior controle dos dados, contudo, em médias em grandes empresas, isso é um item necessário.
O avanço da tecnologia trouxe diversas ferramentas para facilitar a vida das pessoas, certamente os gestores de empresas não seriam deixados de fora. Existem diversos softwares com foco em gerenciamento de empresas e feitos de forma a se encaixar em diversos moldes.
E nesse sentido que os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais) foram criados, eles são responsáveis por gerenciar e integrar os diversos setores de uma empresa tais como contabilidade, finanças, fiscal, RH, suprimentos, patrimônio e vendas.
SINAIS QUE A SUA EMPRESA PRECISA DE UM SISTEMA ERP
- Acumulo de dados
Você já se viu na situação em que é necessário confrontar diversas planilhas de todos os setores da empresa a fim de confirmar se todos os dados estão corretos, lançar dados e realizar relatórios contraprodutivos. Isso é um sinal de que os setores da sua empresa não estão conversando ou estão falando línguas distintas.
Esse é um trabalho que demanda tempo, por isso o classificamos como contraprodutivo, e muito provavelmente irá gerar erros, afinal, pessoas são falhas, não implicando que sistemas de gestão não possa falhar, contudo, seria muito improvável. O papel desse sistema é cruzar os dados automaticamente, livrando o gestor dessa tarefa morosa.
- A gestão de estoque é confusa
Ao realizar um inventário você constantemente descobre que a quantidade e variedade dos produtos comercializados não são condizentes com o que está registrado na planilha.
Dessa forma, é necessário rastrear onde o erro aconteceu e criar soluções para que não voltem a acontecer sejam eles de lançamento de informações, construção inadequada de planilhas, o cadastro inicial dos produtos no estoque nunca esteve certo…
Usando um ERP é possível manter esses dados sempre atualizados através de um sistema integrado de vendas e gestão de estoque que atualiza automaticamente.
- Demonstrativos financeiros incorretos
Sabe aquela situação quando o balanço financeiro da empresa é realizado e sempre falta ou sobre algum dinheiro? Bem, isso é realmente um grande problema, de onde aquele dinheiro veio? Ou por que está faltando?
Utilizando uma metodologia automatizada, como é o caso dos ERP que fazem tudo de toma instantânea, assim que o processo de entrada ou retirada é realizado, pode poupar muita dor de cabeça. O balanço incorreto gera diversos problemas, até mesmo no que diz respeito a quitação de obrigações fiscais.
- A atitude dos colaboradores não muda
Quando a empresa cresce, a atitude dos colaboradores também deve se adaptar e após a aquisição de um sistema de ERP eles devem estar dispostos a adotar o sistema e utilizá-lo. Para isso é necessário realizar treinamentos e automatizar as partes burocráticas do sistema de gestão. Outras atitudes positivas para resolver esse problema é sempre motivá-los.
- O planejamento parece impossível
Fazer o planejamento do futuro da empresa parece sempre algo incerto e cheio de falhas. Seja somente para prever as vendas do mês – que utiliza projeções “simples” até planejar investimentos, tudo isso fica mais simples com relatórios gerenciais confiáveis e tudo isso é possível através da completa integração entre os setores da empresa.
Sua empresa está precisando de um sistema ERP? Considere todas as vantagens e deixe o seu motivo para aderir ou procurar por esse texto nos comentários, todos podem crescer compartilhando experiências.